Estilista Walter Rodrigues fala sobre moda e sustentabilidade no Focus Fashion Day

Estilista Walter Rodrigues 
Crédito: Divulgação
No próximo dia 8 de fevereiro a Focus Têxtil, uma das maiores distribuidoras de tecido do Brasil, irá celebrar e apresentar os resultados de seu projeto social que tem curadoria do estilista Walter Rodrigues, o Focus Design Visions. A apresentação irá ocorrer durante a palestra "Uma trajetória de sustentabilidade e criatividade na moda" e todo o projeto teve o intuito de formar novos talentos preocupados com a questão da sustentabilidade.

Segundo Rodrigues, a indústria da moda é uma grande geradora de resíduos, já que tudo que produzido, dos sapatos às roupas, gera muitas sobras. "Foi muito inteligente da parte da Focus começar a pensar em dar um destino aos resíduos. Trabalhar com estudantes é importante para formar novos designers preocupados com essa questão", explica o estilista. Ele foi escolhido pela empresa por conta de seu trabalho na consultoria e pesquisa de sustentabilidade na moda. "Essa não virou minha bandeira, mas é muito importante que as novas gerações de designes entendam a importância do que estão deixando de lado nas suas criações: os resíduos".

Entre setembro e outubro de 2016, o Instituto Focus Têxtil (IFT) abriu inscrições gratuitas para selecionar dez estudantes. A ideia foi incentivar e subsidiar os alunos a explorarem teorias de sustentabilidade e inovação por meio de workshops de capacitação em criatividade. Esses conhecimentos deveriam ser cruzados com o design e a moda para resultarem na produção de peças sustentáveis e inovadoras. "Vivemos um momento muito duro e complicado. ‘Leveza’ é uma palavra que leva as pessoas a pensarem de uma forma mais altruísta, otimista. Os estudantes foram levados a pensar em como colocar essa palavra no design da moda", detalha Rodrigues sobre o processo de criação dos estudantes.

Os resultados obtidos e a experiência de Walter Rodrigues serão apresentados durante o Focus Fashion Day. "Em minha palestra do dia 8 de fevereiro, irei mostrar pela minha trajetória uma nova vivência em moda e sustentabilidade", adianta Rodrigues. Atualmente, o estilista se dedica à consultoria e pesquisa na área de moda, calçados e sustentabilidade, coordenando o Núcleo de Design da Assintecal e responsável pelo Inspiramais - Salão de Design e Inovação de Materiais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário